Vitamina D x Coronavírus
- Antonio Leria
- 2 de abr. de 2020
- 2 min de leitura

A vitamina D não pode ser considerada uma substância que leva a cura da Covid19 ou mesmo que previna a doença. Essa é a conclusão que se chega ao acompanhar o noticiário sobre a disseminação do novo Cornavírus, uma semana após serem divulgados pela imprensa de todo o mundo os resultados de um estudo realizado por médicos italianos que aponta que os portadores da doença no país sofriam da falta desse nutriente. Uma das hipóteses admitida pelos especialistas é de que a vitamina D possa fazer com que a doença não se agrave, pois atua diretamente no sistema imunológico. Mas não previne e nem cura. O isolamento social e reforço na higiene são as melhores formas de prevenir a doença, apontam especialistas.
Coordenado pelos professores Giancarlo Isaia, de geriatria, e Enzo Medico, de histologia, da Universidade de Turim, o estudo italiano mostrou uma alta deficiência de vitamina D nos pacientes. Os especialistas apontaram que a vitamina tem papel ativo no sistema imunológico e que há evidências que tem efeito na redução de riscos de infecções respiratórios de origem viral, caso do Coronavírus. Os professores já submeteram a pesquisa à Academia de Medicina de Turim.
Vitamina não é cura. Após a divulgação dos estudos pela imprensa, várias reportagens foram publicadas deixando claro que a vitamina D não pode ser considerada uma cura para a Covid19. “Não existe forma de se imunizar contra o Coronavírus. Nenhum suplemento ou vitamina tem ação comprovada para proteção contra qualquer infecção e, muito menos, contra o Coronavírus”, afirmou o infectologista Alexandre Naime, professor da Unesp (Universidade Estadual Paulista), em reportagem do site R7.
"Não tem estudo comprovando a eficácia da vitamina D contra o novo Coronavírus", afirmou o infectologista Unaí Tupinambá, integrante do Comitê de Enfrentamento da Epidemia de Covid-19 da Prefeitura de Belo Horizonte, em reportagem do jornal Hoje em Dia. Já reportagem do site Viva Bem, do UOL destaca que é cedo para dizer que a vitamina D seria importante no combate a infecção respiratória provocada pelo novo Coronavírus. "Os dados são, sem dúvida, importantes, mas ainda precisamos de mais evidências dessa relação", disse ao site a nutróloga Marcella Garcez Duarte, diretora da ABRAN (Associação Brasileira de Nutrologia).
Benefícios da vitamina D. Texto do site do Hospital Sírio Libanês aponta que a vitamina D é importante para o corpo humano devido a funções relacionadas à saúde dos ossos, a regulação do crescimento, sistema imunológico, cardiovascular, músculos, metabolismo e insulina. No sistema imunológico, células como os linfócitos, têm receptores para a vitamina D, que atua no fortalecimento do sistema de defesa, auxiliando na prevenção de doenças. Também há estudos que apontam que a vitamina previne determinados tipos de câncer e reduz riscos de infecções respiratórias.
A vitamina D é produzida pelo nosso organismo quando ficamos expostos ao sol. A indicação é tomarmos sol (pernas e braços bastam) por 15 a 20 minutos diariamente para que o corpo produza a vitamina. A vitamina D também pode ser encontrada em alimentos como peixes gordurosos (salmão, atum e sardinha, por exemplo) óleo de fígado de bacalhau e cogumelos secos. Leite, ovos e fígado bovino também têm a vitamina, mas em menor quantidade.
Comments