Sete sintomas do coronavírus
- Antonio Leria
- 28 de fev. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 20 de abr. de 2020

Os sintomas provocados pelo novo coronavírus, causador da doença Covid-19, são bem variados e comuns a diversas viroses, por isso é preciso muita atenção. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), tomando por base informações dos pacientes já infectados concluiu-se que 81% desenvolveram sintomas leves, 14% sintomas graves e 5% apresentaram estado crítico. A letalidade da doença está em torno de 2%.
Veja abaixo sete sintomas provocados pelo coronavírus:
1.Tosse seca;
2. Febre;
3. Dores no corpo;
4. Congestionamento nasal;
5. Inflamação na garganta;
6. diarreia;
7. Síndrome respiratória aguda (em casos mais graves).
Pesquisa. De acordo com o site Saúde Abril, estudo publicado no The Lancet por pesquisadores chineses aponta que os sintomas mais graves surgem especialmente em pessoas mais velhas e que tenham alguma doença grave. Além da síndrome respiratória aguda, nos casos mais graves os pacientes podem apresentar também insuficiência renal.
O estudo avaliou 99 indivíduos que contraíram a doença em janeiro, dos quais 55% tinham algum problema crônico, como diabetes, doenças cardiovasculares, problemas digestivos ou respiratórios e câncer. A média de idade dos pacientes era de 55 anos, sendo que 37% tinham mais de 60 anos. Os sintomas mais graves seriam justificados pelo fato de o envelhecimento e as enfermidades crônicas tenderem a diminuir a imunidade contra infecções em geral.
Casos suspeitos. No entanto, pelas características comuns dos sintomas à várias viroses, a apresentação dessas manifestações não são os únicos indícios considerados pelo Ministério da Saúde para definição de casos suspeito para o Covid-19. É preciso apresentar febre e mais um sintoma gripal (tose, espirros frequentes, falta de ar, dor de cabeça ou muscular) e ter vindo ou tido contato com alguém que veio dos seguintes países nos últimos 14 dias: Alemanha, Austrália, Camboja, China, Coreia do Norte, Coreia do Sul, Emirados Árabes, Filipinas, França, Irã, Itália, Japão, Malásia, Singapura, Tailândia e Vietnã.
De acordo com dados da Agência Saúde, na sexta-feira (28), o Ministério da Saúde monitorava 182 casos suspeitos de Coronavírus no Brasil. Até essa data, 71 casos suspeitos de contaminação pelo vírus já foram descartados em todo o Brasil, que permanece apenas com o de um caso confirmado da doença no estado de São Paulo, de um homem de 61 anos que havia viajado para a Itália.
Prevenção. Para evitar a proliferação do vírus, o Ministério da Saúde recomenda medidas básicas de higiene, como lavar as mãos com água e sabão, utilizar lenço descartável para higiene nasal, cobrir o nariz e a boca com um lenço de papel quando espirrar ou tossir e jogá-lo no lixo. Evitar tocar olhos, nariz e boca sem que as mãos estejam limpas.
Comments