top of page

Sete dicas para manter a boca saudável

  • Foto do escritor: Antonio Leria
    Antonio Leria
  • 25 de out. de 2023
  • 3 min de leitura

25 de Outubro é o Dia da Saúde Bucal: medidas simples ajudam na proteção


Os cuidados com a saúde da boca são de extrema importância pois se trata da maior cavidade do corpo a ter contato direto com o meio ambiente, sendo a porta de entrada para bactérias e outros microrganismos prejudiciais à saúde. A importância do tema é tão grande que foi até instituída uma data para lembrar dos cuidados adequados: 25 de Outubro é o Dia Nacional da Saúde Bucal.


Uma boa higiene bucal diminui o risco de desenvolvimento de problemas bucais e dentários. No entanto, é importante ressaltar que doenças da boca têm relação direta com hábitos do dia a dia. Os riscos à saúde bucal aumentam com o consumo de álcool, o fumo, e a má alimentação.


Higiene adequada reduz os riscos de problemas bucais e dentários.

Material divulgado pelo Ministério da Saúde, no portal Biblioteca Virtual em Saúde, aponta uma série de dicas para manter a saúde bucal. Boa parte das recomendações é voltada a higiene bucal, mas há também orientações sobre hábitos não diretamente ligados a higienização.


7 dicas para boa saúde bucal:
  1. Eliminar a placa bacteriana por meio de escovação adequada e do uso do fio dental;

  2. Limpar a língua utilizando um raspador, a fim de retirar a saburra lingual;

  3. Fazer uso racional do açúcar, evitando o consumo excessivo de doces;

  4. Fazer utilização adequada do flúor, com cremes dentais fluorados;

  5. Evitar o uso de próteses mal ajustadas;

  6. Evitar o fumo e o consumo de bebidas alcoólicas;

  7. Ir ao dentista regularmente.


Consultas regulares ao dentista são essenciais para te boa saúde bucal

O material do portal traz, ainda, os problemas mais comuns que podem ocorrer pela falta de cuidado com a saúde bucal. As prevenções acima previne boa parte desses problemas, mas é importante saber as consequências de não manter uma boa saúde bucal para orientar filhos, netos ou pessoas sem as informações necessárias.


Problemas mais comuns
  • Cárie: desintegração do dente provocada pela higiene inadequada, ingestão de doces e carboidratos ou, ainda, por complicações de outras doenças que diminuem a quantidade de saliva na boca.

  • Lesões bucais e aftas: inchaços, manchas ou feridas na boca, língua ou lábios; podem ser provocadas por herpes labial, candidíase (sapinho) e próteses (dentaduras) mal ajustadas.

  • Mau hálito: tem várias causas, como higiene bucal inadequada (falta de escovação adequada e falta do uso do fio dental); gengivite; ingestão de certos alimentos, como alho ou cebola; uso de tabaco e bebidas alcoólicas; boca seca (causada por certos medicamentos, por distúrbios e por menor produção de saliva durante o sono); doenças sistêmicas como câncer, diabetes, problemas com o fígado e rins.

  • Gengivite: inflamação da gengiva provocada pela placa bacteriana.

  • Placa bacteriana: é o conjunto de bactérias que coloniza a cavidade bucal. A placa bacteriana fixa-se principalmente nas regiões de difícil limpeza, como a região entre a gengiva e os dentes ou a superfície dos dentes de trás, provocando cáries e formação de tártaro.

  • Tártaro: é o endurecimento da placa bacteriana na superfície dos dentes.


Problemas com a saúde bucal podem levar a dores e outros problemas graves
Câncer de boca

As pessoas com mais de 40 anos de idade que são ou foram consumidoras frequentes de tabaco e bebida alcoólica devem ficar atentas. Se encontrarem alguma lesão na boca é preciso procurar um profissional de saúde para fazer um exame preventivo para o câncer de boca. O exame é visual, rápido e indolor. Quando o câncer é diagnosticado logo que surge, ele pode ser curado com mais facilidade.


REDUZA OS CUSTOS DE SEU PLANO DE SAÚDE
 Os consultores da LC Perfil Corretora, especializada em Planos de Saúde, estão disponíveis para fazer um estudo de mercado para verificar a possibilidade de redução de custos com o convênio médico ou odontológico, seja para pessoas físicas ou empresariais.
 Entre em contato para uma análise sem compromisso através do whatsapp (11) 99646-1096 ou clique aqui para solicitar uma cotação.

 
 
 

Комментарии


  • Facebook ícone social
  • Instagram
  • Twitter ícone social
bottom of page