Sete dicas de prevenção contra o coronavírus
- Antonio Leria
- 27 de fev. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 20 de abr. de 2020

A confirmação do primeiro caso de contaminação por coronavírus no Brasil, mais precisamente na cidade de São Paulo, amplificou o estado de alerta das autoridades de saúde do País, em especial da Capital Paulista. De acordo com informações da Secretaria Estadual de Saúde do Estado de São Paulo, o primeiro caso do CIVID-19 é de um residente da cidade de São Paulo que esteve, em fevereiro, na Itália. Ele retornou ao Brasil em 21 de fevereiro e apresentou sintomas suspeitos, como tosse, coriza e febre. O paciente procurou o Hospital Israelita Albert Einstein, que deu a confirmação oficial para a doença na terça-feira (25).
Dicas. A partir do diagnóstico positivo, se acentuou na mídia a presença de especialistas com orientações e dicas de como prevenir a doença. A Secretaria Estadual de Saúde publicou em seu site alguns cuidados simples para prevenir a doença. Veja sete dessas dicas abaixo:
1) Cobrir a boca e nariz ao tossir ou espirrar;
2) Utilizar lenço descartável para higiene nasal;
3) Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
4) Não compartilhar objetos de uso pessoal;
5) Limpar regularmente o ambiente e mantê-lo ventilado;
6) Lavar as mãos por pelo menos 20 segundos com água e sabão ou usar antisséptico de mãos à base de álcool;
7) Se viajar aos locais com circulação do vírus deve evitar contato com pessoas doentes, animais (vivos ou mortos), e a circulação em mercados de animais e seus produtos.
Países afetados. De acordo com as informações postadas no site da Secretaria Estadual de Saúde, a lista de locais de origem ou transição da doença já inclui os seguintes países: Itália, Austrália, China, Coreia do Sul, Coreia do Norte, Camboja, Filipinas, Japão, Malásia, Vietnã, Singapura, Tailândia, Alemanha, França, Irã e Emirados Árabes Unidos.
Comments