top of page

Ponkã e outras duas frutas da época que podem ser suas aliadas contra o peso

  • Foto do escritor: Antonio Leria
    Antonio Leria
  • 15 de mai. de 2020
  • 3 min de leitura

Aparentemente sem qualquer semelhança, três frutas que, de acordo com tabela de sazonalidade do Ceagesp, entraram na época de colheita neste mês de maio podem ser importantes aliadas para quem quer perder peso: a atemoia, o mamão formosa e a tangerina ponkã. A substância que essas frutas contêm e que são uma importante arma contra os quilinhos indesejados são as fibras - carboidratos que não são absorvidos pelo organismo e podem ser encontrados em frutas, vegetais, grãos e cereais.


O consumo de fibras proporciona sensação de saciedade, o que evita que as pessoas ingiram mais alimentos do que é necessário para o corpo ficar bem. Segundo a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TBCA) da USP e da FoRC, dessas três frutas, a mais rica em fibras é a atemoia, com 2,14 gramas da substância para cada 100 gramas da fruta. Em seguida aparece o mamão formosa, com 1,81 gramas/100gramas e a tangerina ponkã (0,94 gramas/100 gramas).


Outros benefícios. Além da sensação de saciedade, a atemoia, o mamão formosa e a tangerina ponkã tem em comum o fato de ajudarem a manter o bom funcionamento do intestino, também em razão da presença de fibras em suas composições. A atuação das fibras no trato intestinal faz com que sejam evitados problemas de constipação, além de reduzirem a sensação de inchaço abdominal. As fibras também colaboram para que o intestino elimine o excesso de glicose (açúcar) e colesterol, favorecendo a diminuição do colesterol e triglicérides no sangue.


A atemoia e a tangerina ponkã, de acordo com a tabela de sazonalidade do Ceagesp, permanecem como frutas da época até o mês de julho. Além de serem ricas em fibras, essas duas frutas também apresentam boa quantidade de potássio, o que ajuda a controlar a pressão arterial, sendo aliado, portanto, na prevenção e controle da hipertensão arterial. A pressão alta é um dos principais fatores de risco para a ocorrência de acidente vascular cerebral, enfarte, aneurisma arterial e insuficiência renal e cardíaca.


Mamão formosa. A tabela do Ceagesp mostra que o mamão formosa sai da época antes da atemoia e da tangerina ponkã. Ao término de junho, o mamão formosa já terá encerrado seu período de colheita. Em comum com a atemoia, além das fibras, essa fruta tem o fato de ser rica em vitaminas do complexo B, que são importantes para o sistema imunológico, além de melhorarem o metabolismo de gorduras e carboidratos. Sua falta pode gerar cansaço e indisposição.


Já em relação à tangerina ponkã, o mamão formosa apresenta como característica similar a presença bastante significativa da vitamina C. O mamão tem, inclusive, uma quantidade maior dessa vitamina do que a fruta cítrica: 78,5 mg (miligramas) contra 48,8 mg por 100 gramas, segundo a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TBCA) da USP e da FoRC. A vitamina C é importante para o fortalecimento do sistema imunológico, ajuda a impedir as inflamações no organismo e auxilia no combate a gripes e resfriados.


REDUZA OS CUSTOS DE SEU PLANO DE SAÚDE
Os consultores da LC Perfil Corretora, especializada em Planos de Saúde, estão disponíveis para fazer um estudo de mercado para verificar a possibilidade de redução de custos com o convênio médico ou odontológico, seja para pessoas físicas ou empresariais.
Entre em contato para uma análise sem compromisso através do whatsapp (11) 99646-1096 ou clique aqui para solicitar uma cotação.


 
 
 

Comments


  • Facebook ícone social
  • Instagram
  • Twitter ícone social
bottom of page