Outubro Rosa: saiba como identificar e prevenir o câncer de mama
- Antonio Leria
- 6 de out. de 2023
- 3 min de leitura
São mais de 2 milhões de casos da doença por ano
Outubro é o mês dedicado à prevenção do câncer de mama. O Outubro Rosa foi criado na década de 1990, quando o símbolo de combate à doença — o laço cor-de-rosa — foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York (EUA). E, para previnir qualquer doença, nada melhor do que saber como detectar os primeiros sintomas e quais medidas podem ser adotadas para reduzir os riscos.
Números do câncer de mama
De acordo com informações do Ministério da Saúde, o câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres em todo o mundo. Segundo os dados divulgados pela pasta, cerca de 2,3 milhões de casos novos foram estimados para o ano de 2020 em todo o mundo, o que representa cerca de 24,5% de todos os tipos de neoplasias diagnosticadas nas mulheres.
Já o Instituto Nacional de Câncer (Inca) aponta que o câncer de mama é a primeira causa de morte por câncer na população feminina em todas as regiões do Brasil, exceto na região Norte, onde o câncer do colo do útero ocupa essa posição. A taxa de mortalidade por câncer de mama, ajustada pela população mundial, foi 11,84 óbitos/100.000 mulheres, em 2020, com as maiores taxas nas regiões Sudeste e Sul, com 12,64 e 12,79 óbitos/100.000 mulheres, respectivamente.

Sintomas
O câncer de mama se caracteriza pelo desenvolvimento anormal das células da mama, que multiplicam-se repetidamente até formarem um tumor maligno. Material divulgado pelo Ministério da Saúde aponta que o sintoma da doença mais fácil de ser percebido é um caroço no seio, acompanhado ou não de dor. A pele da mama pode ficar parecida com uma casca de laranja; também podem aparecer pequenos caroços embaixo do braço. O material destaca que nem todo caroço é um câncer de mama, por isso é importante consultar um profissional de saúde.
A recomendação é que toda mulher com 40 anos ou mais de idade deve procurar um ambulatório, centro ou posto de saúde para realizar o exame clínico das mamas anualmente. Já as mulheres com idade entre 50 e 69 anos devem fazer pelo menos uma mamografia a cada dois anos. O serviço de saúde deve ser procurado mesmo que não haja manifestação de sintomas.
Atitudes saudáveis e prevenção
Hábitos saudáveis e conhecimento dos principais fatores de risco são importantes para a prevenção da doença. Ter uma alimentação saudável e equilibrada - com frutas, legumes e verduras - , praticar atividades físicas - mesmo que sejam leves, como caminhadas -, e não fumar são algumas das importantes dicas para prevenir o câncer de mama, e várias outras doenças.

Há maior risco de ter a doença quando alguém da família (principalmente, mãe, irmã ou filha) que sofreu com o câncer de mana antes dos 50 anos de idade. Quem já teve câncer em uma das mamas ou câncer de ovário, em qualquer idade, também deve ficar atenta. Quem se encaixa nesse perfil de grupo de risco deve tomar cuidados especiais e realizar, já a partir dos 35 anos de idade, o exame clínico das mamas e a mamografia, uma vez por ano.
O autoexame das mamas, realizado pela própria mulher apalpando os seios, ajuda no conhecimento do próprio corpo, entretanto, não substitui o exame clínico realizado por um profissional de saúde treinado. Caso a mulher note alguma alteração ao realizar o autoexame, deve procurar imediatamente o serviço de saúde mais próximo de sua residência. E, mesmo que não encontre nenhuma alteração, é importante realizar o exame clínico uma vez por ano com um profissional de saúde.
REDUZA OS CUSTOS DE SEU PLANO DE SAÚDE
Os consultores da LC Perfil Corretora, especializada em Planos de Saúde, estão disponíveis para fazer um estudo de mercado para verificar a possibilidade de redução de custos com o convênio médico ou odontológico, seja para pessoas físicas ou empresariais.
Entre em contato para uma análise sem compromisso através do whatsapp (11) 99646-1096 ou clique aqui para solicitar uma cotação.
留言