top of page

Chocolate reduz riscos de doenças cardíacas. Veja qual o mais indicado

  • Foto do escritor: Antonio Leria
    Antonio Leria
  • 31 de jul. de 2020
  • 3 min de leitura

Comer chocolate pelo menos duas vezes por semana reduz os riscos de doenças cardíacas, de acordo com pesquisa publicada no "European Journal of Preventive Cardiology”. Segundo o material, os estudos examinaram a associação entre o consumo do chocolate e o bloqueio das artérias coronárias. A redução de riscos de doenças nessas artérias pode ser de 8% devido à ingestão do alimento. Mas, nutricionistas alertam que o chocolate tem benefícios mais efetivos quando são do tipo amargo.


O estudo conduzido pela Baylor College of Medicine, de Houston (EUA), que aponta o benefício do chocolate, teve a participação de 336.289 pessoas, detalha reportagem do site G1, assinada pela jornalista Deslange Paiva. Ao longo de nove anos de acompanhamento, 14.043 participantes da pesquisa desenvolveram doença arterial coronariana e 4.667 sofreram ataque cardíaco. A redução do risco de doenças artérias coronarianas foi notado em pessoas que consumiram chocolate mais de uma vez por semana.


Chocolate amargo ajuda o coração


O professor Chayakrit Krittanawong, responsável pela pesquisa, disse que o estudo não contemplou quantidades e tipos de chocolate que seriam mais saudáveis, e afirmou ser preciso estudos mais específicos para chegar a tal detalhamento. No entanto, a reportagem do G1 ouviu a nutricionista Daniela Cierro Ros, vice-presidente da Associação Brasileira de Nutrição (Asbran), que destacou que o chocolate amargo, não traz nenhum risco à saúde, não atrapalha a dieta e pode ajudar no bom funcionamento cardíaco.


"Quando falamos dos benefícios do cacau, ele precisa estar disponibilizado em maior quantidade no chocolate. Para o alimento se tornar funcional, saudável, é necessário ser composto por 70% a 90% de cacau", disse Cierro à reportagem do G1. Chocolates com teor abaixo do recomendado pela nutricionista são acrescido de outros ingredientes, muitas vezes com doses exageradas de açúcar, gorduras e conservantes, que podem ser prejudiciais.


Cinco tipos de chocolate


É importante pontuar que o chocolate branco não tem cacau - é feito da manteiga da fruta. E o achocolatado, aquele feito para misturar no leite, também não. Em artigo escrito no site Tua Saúde, a nutricionista Tatiana Zanin descreve os diferentes tipos de chocolate, e também orienta sobre os melhores momentos do dia para consumir o alimento. A profissional destaca que 30 gramas de chocolate têm em média 120 calorias e, para que não se tornem gorduras acumuladas, o ideal é comer no café da manhã ou no máximo como sobremesa após o almoço, pois você pode queimar essas calorias ao longo do dia. Ao consumir o chocolate à noite e depois repousar, as calorias não são dissipadas e haverá depósito de gordura no organismo.


Em seu artigo, Tatiana elenca uma série de outros benefícios do chocolate além de melhorar a saúde cardíaca. De acordo com a nutricionista, o alimento aumenta a sensação de bem estar por liberar o hormônio serotonina, reduz a pressão arterial pois produz óxido nítrico (gás que permite relaxar as artérias), aumenta o colesterol bom e diminui o ruim, melhora a função cerebral por aumentar o fluxo de sangue no cérebro, protege a pele dos efeitos negativos do sol. Veja abaixo os tipos de chocolates e suas diferenças, de acordo com a nutricionista:

Chocolate branco - não tem cacau e tem mais açúcar e gordura.


Chocolate ao leite - é o mais comum e tem alguma quantidade de cacau, leite e açúcar.


Chocolate Ruby ou rosa - é um novo tipo de chocolate que contém 47,3 % de cacau, leite e açúcar. Sua coloração rosa é natural, pois é feita a partir do grão de cacau Ruby, e não possui aromatizantes nem corantes. Tem um sabor característico de frutos vermelhos.


Chocolate meio amargo - é o que tem 40 a 55% de cacau, pouca quantidade de manteiga de cacau e açúcar.


Chocolate negro ou amargo - é o que tem mais cacau, entre 60 a 85%, e menos açúcar e gordura.


REDUZA OS CUSTOS DE SEU PLANO DE SAÚDE
 Os consultores da LC Perfil Corretora, especializada em Planos de Saúde, estão disponíveis para fazer um estudo de mercado para verificar a possibilidade de redução de custos com o convênio médico ou odontológico, seja para pessoas físicas ou empresariais.
 Entre em contato para uma análise sem compromisso através do whatsapp (11) 99646-1096 ou clique aqui para solicitar uma cotação.

Comments


  • Facebook ícone social
  • Instagram
  • Twitter ícone social
bottom of page