top of page

Atendimento odontológico às crianças cai drasticamente durante a pandemia

  • Foto do escritor: Antonio Leria
    Antonio Leria
  • 28 de out. de 2020
  • 2 min de leitura

Redução no atendimento às crianças caiu 89% no período de pico da pandemia

O tratamento dental de crianças foi reduzido drasticamente durante a pandemia do novo coronavírus, de acordo com estudo realizado por pesquisadores da Universidade Federal de Pelotas. Após o registro do primeiro caso de covid-19, a redução no número de procedimentos odontológicos infantis foi de 66%.


Na fase mais aguda da disseminação da doença no Brasil, em abril, a redução alcançou 89%, de acordo com as informações coletadas na análise. O resultado dos estudos da Universidade Federal de Pelotas foi publicado como artigo no periódico científico International Journal of Paediatric Detistry neste mês.


Essa queda nos atendimentos se deu pelo distanciamento social e pelas orientações de autoridades de saúde de reduzir as atividades como forma de evitar riscos de contágio, reduzindo esses procedimentos àqueles de urgência e emergência.


Queda foi mais intensa no Nordeste


Os autores do estudo avaliaram dados de procedimentos odontológicos promovidos no âmbito do Sistema Único de Saúde, como extrações e restaurações, no período de janeiro a maio. A queda dos tratamentos odontológicos em crianças foi mais intensa no Nordeste.

Cadeira de dentista vazia: houve redução no atendimento às crianças
Redução no atendimento foi maior na rede pública do que na privada

Uma pesquisa feita pela mesma universidade e publicada em junho identificou que os dentistas diminuíram bastante o atendimento, mais na rede pública do que na privada.


O estudo também constatou que esses profissionais passaram a adotar medidas de prevenção e combate à pandemia, como o emprego de equipamentos de proteção individual.


Profissionais de saúde bucal correm mais risco


Uma outra pesquisa, do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe/UFRJ), mostrou que os profissionais que cuidam da saúde bucal são os que correm mais risco de contaminação pelo novo coronavírus.

os dentistas diminuíram bastante o atendimento, mais na rede pública do que na privada
De cada dez crianças, quatro já tiveram problemas com cáries

Por outro lado, dados do Ministério da Saúde comprovam a importância do tratamento odontológico para as crianças. De acordo com informações da pasta, publicadas em reportagem do site NSC Total, quatro em cada 10 crianças já tiveram algum problema de cárie.


A reportagem destaca que a cárie dentária é um problema que atinge diretamente a qualidade de vida da pessoa. Pode levar a destruição e perda dos dentes, além de evoluir para problemas como halitose, gengivite, dor de dente e até câncer.


(com Agência Brasil)


REDUZA OS CUSTOS DE SEU PLANO DE SAÚDE
 Os consultores da LC Perfil Corretora, especializada em Planos de Saúde, estão disponíveis para fazer um estudo de mercado para verificar a possibilidade de redução de custos com o convênio médico ou odontológico, seja para pessoas físicas ou empresariais.
 Entre em contato para uma análise sem compromisso através do whatsapp (11) 99646-1096 ou clique aqui para solicitar uma cotação.

Comments


  • Facebook ícone social
  • Instagram
  • Twitter ícone social
bottom of page