top of page

15 dicas para prevenir acidentes domésticos durante a quarentena

  • Foto do escritor: Antonio Leria
    Antonio Leria
  • 3 de jun. de 2020
  • 2 min de leitura


Mesmo com o afrouxamento da quarentena promovido pelos órgãos governamentais na atual etapa de combate ao coronavírus, uma das principais preocupações da área médica são os acidentes domésticos. Em reportagem publicada esta semana na Agência Brasil, médicos da Associação Brasileira de Medicina e Cirurgia do Tornozelo e Pé (ABTPé), alertam que a procura por atividades dentro de casa para ocupar o tempo, pode levar ao aumento de casos de acidentes domésticos. Já a Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) publicou, há menos de duas semanas, um vídeo em sua conta no YouTube com várias dicas para evitar a ocorrência desses acidentes.


“É preciso tomar muito cuidado ao tentar imitar os desafios e brincadeiras lançados na internet, pois o que era para ser diversão pode acabar em lesões que, dependendo da situação, podem deixar sequelas”, alerta o presidente da ABTPé, José Antônio Veiga Sanhudo na reportagem da Agência Brasil. “É preciso ficar atento, pois as quedas de altura podem causar lesões simples, como leves entorses do tornozelo, ou fraturas graves da tíbia, fíbula, calcâneo e metatarsos, que necessitem de tratamento cirúrgico", destaca o diretor regional São Paulo da ABTPé, Danilo Ryuko Cândido Nishikawa, na reportagem da Agência Brasil.


Crianças e idosos. A maior preocupação durante esse período é com crianças e idosos. No caso das crianças, o isolamento social acaba deixando-as mais agitadas e passam a explorar novos lugares na casa, o que pode colocá-las em risco. Já os idosos, destacam os especialistas da ABTPé, apresentam fraqueza muscular, piora do equilíbrio e fragilidade óssea devido ao avanço da idade e são mais suscetíveis a quedas dentro de casa. “É importante evitar tapetes e objetos pelo chão da casa, isolar pisos escorregadios, manter os ambientes iluminados e não subir em bancos, cadeiras ou escadas”, afirma Nishikawa.


O blog da LC Perfil Corretora separou - da reportagem da Agência Brasil e do vídeo postado pela SBOT - 15 dicas para prevenção de acidentes domésticos durante o período de isolamento social. Afinal, mesmo com o afrouxamento da quarentena, muita gente ainda não vai retomar a rotina, as crianças não devem voltar às aulas tão cedo e os idosos continuam requerendo cuidados especiais. Conheça, a seguir, as recomendações dos especialistas.


  1. Não ande sobre piso molhado e isole as áreas escorregadias

  2. Coloque portões nos acessos às escadas

  3. Verifique a existência de vazamentos de gás

  4. Deixe os cabos das panelas virados para dentro do fogão

  5. Não coloque papel alumínio no microondas

  6. Não deixe expostas as pontas de facas no escorredor

  7. Guarde produtos de limpeza fora do alcance das crianças

  8. Não coloque os celulares carregando sobre estofados

  9. Não atenda ligações com o celular carregando

  10. Evite ligar vários aparelhos de uma vez na mesma tomada

  11. Use protetores de tomadas

  12. Evite acender velas e, se for mesmo necessário, coloque-as em copos altos

  13. Evite deixar objetos espalhados pelo chão da casa

  14. Mantenha os ambientes iluminados

  15. Evite (e impeça as crianças de) subir em cadeiras ou bancos

Veja abaixo o vídeo da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia.




REDUZA OS CUSTOS DE SEU PLANO DE SAÚDE
Os consultores da LC Perfil Corretora, especializada em Planos de Saúde, estão disponíveis para fazer um estudo de mercado para verificar a possibilidade de redução de custos com o convênio médico ou odontológico, seja para pessoas físicas ou empresariais.
Entre em contato para uma análise sem compromisso através do whatsapp (11) 99646-1096 ou clique aqui para solicitar uma cotação.

 
 
 

Comments


  • Facebook ícone social
  • Instagram
  • Twitter ícone social
bottom of page